A vagina é um conduto muscular que produz naturalmente uma secreção lubrificante, cuja função é atuar como um antibiótico natural e facilitar a atividade sexual, chamada lubrificação feminina.
Quando uma mulher fica sexualmente excitada, sua vagina produz lubrificação extra, o que reduz o atrito na vagina e diminui a chance de irritação ou dor. Isso se traduz em maior conforto durante a relação sexual.
Como a lubrificação feminina acontece?
Lubrificação (do latim Lubricare, que significa ‘tornar escorregadio’) é um termo técnico para o processo natural pelo qual vulva e vagina são mantidas úmidas, em outras palavras, a secreção de fluido de dois conjuntos de glândulas, as glândulas de Skene e as glândulas de Bartholin.
As glândulas de Skene estão localizadas perto da uretra, já as glândulas de Bartholin estão localizadas em ambos os lados da abertura vaginal e são ativadas apenas durante a excitação sexual.
A lubrificação das glândulas de Skene é a principal responsável por manter a mucosa íntima hidratada e úmida diariamente, pois necessita de condições específicas para poder combater ativamente os patógenos e, assim, garantir uma flora vaginal saudável.
A lubrificação que umedece a vulva durante a excitação sexual, por outro lado, é produzida exclusivamente pelas glândulas de Bartholin. Essas glândulas lubrificam a entrada da vagina para facilitar a relação sexual.
Como melhorar a lubrificação vaginal?
1. Mantenha-se bem hidratada
Essencialmente, toda a umidade do seu corpo vem da água contida no seu sangue e circulando pelo seu corpo. Portanto, manter-se muito bem hidratada pode ajudar a garantir que todas as áreas do seu corpo, incluindo a vagina, possam extrair todo o fluido necessário para manter tudo hidratado.
2. Invista em uma dieta rica em ômega 3
As gorduras saudáveis cheias de ômega 3 ajudam a construir articulações, pele e membranas celulares saudáveis e ajudam a manter tudo hidratado e flexível, incluindo a área vaginal.
Invista em peixes, algas marinhas, sementes de cânhamo, linhaça, soja e nozes, ou tome um suplemento de ômega 3 diariamente para garantir a ingestão adequada.
Se você achar que sua dieta está carente dessas fontes de ácidos graxos ômega 3, aumentar o consumo de alimentos ou suplementos com ômega 3 pode ajudá-la com problemas pessoais de secura vaginal.
3. Exercite-se regularmente
Colocar seus músculos em movimento e bombear sangue regularmente não é apenas um bom conselho para sua saúde geral e física, mas também pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para sua área vaginal.
O aumento do fluxo sanguíneo muitas vezes dá aos tecidos mais oportunidades para criar o fluido vaginal lubrificante e protetor que muitas vezes está faltando naqueles com falta de lubrificação vaginal.
4. Faça exercícios para o assoalho pélvico
Você precisa treinar todas as partes do corpo para melhorar o fluxo sanguíneo e manter os músculos fortes, com a sua área do assoalho pélvico não é diferente.
Experimente exercícios regulares do assoalho pélvico, como Kegels e Pompoarismo, pois são uma ótima maneira de aumentar o fluxo sanguíneo para a região vaginal e manter o tônus muscular na área. Para algumas mulheres, isso também ajuda a melhorar a produção natural de lubrificação e reduzir a dor ou desconforto durante a relação sexual.
5. Evite sabonetes e lavagens irritantes
A vagina é um órgão autolimpante, portanto, a lavagem profunda ou o uso de produtos como duchas provavelmente não apenas não ajudarão a limpar sua vagina, mas também podem remover fluidos protetores naturais e causar secura ou infecções.
Os sabonetes corporais e sabonetes com muitos aromas, cores ou produtos químicos podem ser fortes demais para a área vaginal. Escolha produtos de limpeza corporais suaves ou apenas água morna e lave a área vaginal externa apenas uma ou duas vezes ao dia para manter a higiene sem remover sua flora protetora.
6. Use lubrificantes sexuais à base de água
Os lubrificantes melhoram a experiência sexual e eliminam o atrito durante o ato.
Opte por lubrificantes à base de água, pois não há reação com látex em preservativos e são ideais para pessoas com pele sensível ou propensas à irritação vaginal.
7. Aumente as preliminares
Às vezes, você pode sentir pouca lubrificação durante a intimidade, não porque haja algo errado, mas pode estar correndo para o ato principal cedo demais. Converse com seu parceiro sobre incluir mais preliminares em sua intimidade, para dar tempo ao seu corpo se preparar para o sexo.
Quer saber mais sobre como tratar essa e outras condições vaginais de forma segura e indolor? Temos um material especial para você entender melhor o que é o Vulvallux e como ele pode ajudar no cuidado com a sua saúde.