Sabemos que no verão o que você quer mesmo é curtir e aproveitar o melhor da estação. Sol, praia, piscina, calor, fazem dessa estação uma das preferidas dos brasileiros. No entanto, o verão pede cuidado redobrado com a saúde íntima.
O ambiente quente e úmido por si só já pode aumentar o risco de infecções fúngicas, além disso, a exposição à areia da praia e o cloro da piscina podem trazer agentes agressivos, principalmente para uma região tão delicada.
Para te ajudar a tomar os cuidados íntimos no verão adequados para manter o equilíbrio da sua saúde em dia, separamos uma lista de pontos de atenção para você não errar na hora de aproveitar essa estação.
Evite usar roupas molhadas por muito tempo
No verão é muito comum as pessoas visitarem praias, piscinas, parques aquáticos, etc. e ficarem com as roupas de banho molhadas. O problema consiste em ficar com elas umedecidas por muito tempo, pois pode trazer vários malefícios para a região íntima, como:
- Infecção fúngica e bacteriana: O ambiente quente e úmido favorece a proliferação de fungos e bactérias, principalmente dos microrganismos que compõem a própria flora vaginal, que em desequilíbrio, pode levar à candidíase. As bactérias, por sua vez, podem causar a vaginose bacteriana, que pode levar a ardência, coceira, e um corrimento de odor desagradável.
- Infecção urinária: A presença de bactérias na região pode levar a infecções no trato urinário, causando infecção na urina, tanto em homens quanto em mulheres.
- Irritação de pele: O material molhado em constante contato com essa região gera atrito, que pode causar irritação na pele, assadura e desconforto.
Sendo assim, é recomendado trocar a roupa de banho molhada por uma peça de roupa seca o mais rápido possível, idealmente após sair da água.
Use roupas mais leves
Tecidos pesados e roupas apertadas podem deixar a região genital úmida, gerando o aumento de bactérias, fungos e deixando a região propícia a infecções.
Nesse período vale abusar das saias, vestidos e shorts, para evitar o abafamento da região. É importante também usar roupas íntimas de algodão ao invés das produzidas com material sintético, pois o algodão é um tecido natural, respirável e hipoalergênico, que ajuda a manter a área seca.
👉👉Leia também: 8 benefícios do tratamento íntimo em casa com Vulvallux
Evite agentes agressivos
Areia da praia, água do mar, cloro e outros agentes químicos das piscinas, podem causar irritação na pele, causando vermelhidão, coceira e desconforto. Caso entre em contato com esses agentes, o ideal é lavar bem a área e manter uma boa higiene no local.
- Areia: Além do atrito, a areia pode ser um meio de transporte de parasitas, fungos e bactérias. Por isso, é importante evitar o contato das regiões íntimas com ela, para evitar a contaminação por doenças mais graves.
- Água do mar: A água do mar contém sal, o que pode alterar o pH natural da região, além de poder servir de meio de transporte de microrganismos. O ideal é sempre que se banhar com água do mar, urinar logo em seguida (para expelir qualquer resquício que possivelmente tenha entrado no canal urinário) e lavar a região com água limpa.
- Cloro: O cloro utilizado em piscinas é um produto forte que pode desequilibrar o pH natural da região íntima, causando irritação no local.
Idealmente, após ter contato com esses agentes, é indicado lavar a região com água limpa.
Não exagere nos banhos
Diante do calor, ninguém resiste a tomar alguns banhos refrescantes durante o dia, porém é necessário atenção nesse ponto.
Lavar a vagina em excesso pode causar alguns problemas, pois pode perturbar o equilíbrio do pH e a flora vaginal saudável. A vagina possui um ambiente naturalmente ácido e contém bactérias benéficas que ajudam a proteger contra infecções.
Lavar em excesso ou com produtos agressivos pode remover essas bactérias benéficas e desequilibrar o pH da vagina.
Agora que você já sabe quais cuidados deve tomar durante o verão, faça nosso teste e veja se você está cuidando bem da sua saúde íntima.
Baixe gratuitamente: Checklist do cuidado íntimo.
Se você ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário!