Quando pensamos em skincare logo imaginamos a rotina de cuidados com a pele do rosto, como limpeza, hidratação, esfoliação, porém uma nova modalidade de skincare tem ganhado força no exterior, principalmente nos EUA, e já tem adeptos no Brasil, trata-se do skincare íntimo. E não, não se trata de cremes anticelulites.
O skincare íntimo, também conhecido como skintimate (skincare + intimate = skintimate), recorre aos mesmos padrões de hidratação, nutrição e regeneração aplicados a outras partes do corpo só que para a região íntima, é isso mesmo, skincare para a região da vulva.
Segundo a WGSN, maior consultoria global de pesquisa de mercado, entre as previsões de beleza para 2023 está o skintimate.
A nova onda do momento tem causado polêmica. De um lado, defensores quebram tabus ao dar atenção e cuidados para áreas que vivem escondidas sob as roupas. Já os opositores acreditam que este é mais um meio de oprimir as mulheres ao fazê-las se encaixar em padrões estéticos impostos pela sociedade, que padroniza até mesmo o que é uma vulva bonita.
No texto explicaremos tudo o que você gostaria de saber a respeito do tema e ao final você poderá decidir se o skincare íntimo será o seu novo queridinho, ou se essa nova onda não é a sua praia.
O que é skincare íntimo?
Skincare íntimo envolve o uso de cosméticos de uso tópico específicos para a região da vulva com o objetivo de melhorar a aparência da região.
As queixas mais frequentes sobre a aparência da vulva incluem flacidez, escurecimento da região íntima, manchas, foliculite após depilação íntima, problemas pós-parto, diferença de proporção nos lábios vaginais, entre outros.
Todas as queixas são problemas que afetam diretamente a confiança das pessoas que optam por procurar tratamento, que buscam no uso de cosméticos íntimos um meio para melhorar a autoestima e a satisfação sexual.
As empresas fabricantes dos produtos para o skincare íntimo garantem que as criações são dermatologicamente testadas e seguem orientações médicas quanto ao pH, uso de ingredientes não irritantes e seguros.
Como melhorar a aparência da região da vulva?
No Brasil ainda não há tantas opções de cosméticos de uso tópico específicos para realizar o skincare íntimo, a grande maioria se trata de sabonetes específicos para a região íntima, deste modo as pessoas recorrem mais a procedimentos estéticos realizados em consultórios e clínicas para melhorar o aspecto da região da vulva.
Os procedimentos variam, os mais procurados são:
- Laser: reduz manchas de pigmentação na virilha;
- Radiofrequência: aumenta a lubrificação;
- Peeling: renova e uniformiza a pele;
- Ninfoplastia: cirurgia plástica que tem por objetivo diminuir os pequenos lábios vaginais.
Como realizar skincare íntimo?
No exterior já existem cosméticos específicos para a região da vulva. Um dos mais conhecidos é o VV Cream, da marca Perfect V, que hidrata e esfolia a pele para combater a foliculite entre as depilações. A marca ainda oferece produtos como gel de limpeza, esfoliante, iluminador e sérum, todos voltados para a região íntima.
Já aqui no Brasil, há controvérsias entre os dermatologistas sobre o uso de produtos com esta finalidade. Alguns defendem que mesmo que o cosmético seja testado o uso excessivo de produtos na região pode prejudicar o PH vaginal e enfatizam que não existe um padrão de beleza para a vulva, pois cada corpo feminino é único. Já outros acham que a prática pode ser benéfica, desde que seja feita com acompanhamento médico adequado.
Uma rotina simples de skincare íntimo que você pode fazer em casa é higienizar a região com sabonete líquido neutro com suaves movimentos circulares. Na hora de hidratar a pele, você pode utilizar hidratante corporal na região do monte de Vênus e nos grandes lábios. Não se deve utilizar o hidratante nos pequenos lábios, clitóris e interior da vagina. A hidratação no local evita assaduras e melhora a textura da pele.
A Dra. Mariana Rosário, membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, em entrevista para o portal Dicas de Mulher, orienta suas pacientes a utilizarem óleo de coco, que tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e hidrata e melhora a lubrificação vaginal, “eu oriento as minhas pacientes a fazerem bolinhas pequenas de óleo de coco, colocarem no freezer e colocar uma bolinha na vagina”.
Posso usar o Vulvallux para realizar skincare íntimo?
O Vulvallux é um dispositivo de LEDterapia que traz diversos benefícios para a região da vulva. Além de tratar problemas de saúde, como ressecamento vaginal, incontinência urinária leve, atua na parte estética da vulva. Alguns dos benefícios estéticos incluem:
- Cicatrização de feridas de modo otimizado, principalmente no pós parto;
- Rapidez no tempo de recuperação pós-lesão/cirurgia;
- Aumento da produção de colágeno;
- Melhora da circulação sanguínea na região.
Ao estimular o colágeno e elastina, o Vulvallux ajuda também suavizar o tecido externo. Muitas mulheres experimentam uma revitalização cosmética na vulva, que causa uma aparência mais jovem. Então SIM, Vulvallux é um excelente aliado na realização do skincare íntimo!
E você, o que achou da novidade? Deixe sua opinião nos comentários!
👉👉Confira como a LEDterapia ajuda a região íntima em nosso e-book gratuito, LEDterapia íntima: prazer em conhecê-la!