Hoje falaremos sobre um assunto prazeroso, no dia 31 de julho é comemorado mundialmente o dia do orgasmo, mas você sabe como a data foi criada?
Por iniciativa de lojas de produtos adultos, com o intuito de aumentar a venda do seu segmento, instituíram a data em 1999. A celebração não visava apenas o comércio, mas também a conscientização sobre o tema que era e ainda é tabu para muitas pessoas.
Apesar da aparente evolução no assunto, uma pesquisa conduzida pela Faculdade de Medicina na USP, mostrou que mais da metade das mulheres não conseguem atingir o orgasmo. Entre as causas para o problema, 67% relatam dificuldade para se excitar e outras 59,7% apontam sentir dores durante a relação.
Está empolgado para conhecer mais a fundo o tema? Continue lendo o artigo!
Fases da relação sexual
Antes de falarmos diretamente sobre o que é orgasmo, precisamos entender quais são as quatro fases da resposta sexual para entender como se alcança o orgasmo. Basicamente, um ciclo sexual saudável é composto de quatro etapas: desejo, excitação, orgasmo e resolução.
Desejo
Na fase do desejo a pessoa começa a querer ou se dispõem a fazer sexo. O desejo pode se manifestar espontaneamente, quando a pessoa pensa a respeito, por meio da libido. Também pode se manifestar de forma responsiva, quando acontece por meio de estímulo de algum dos órgãos dos sentidos. Pode acontecer, por exemplo, por meio de um toque, de um cheiro, de uma imagem, entre outros.
Excitação
Durante a excitação o corpo se prepara para o ato sexual em si. Neste período ocorrem alterações fisiológicas. São exemplos delas o rubor, arrepios, respiração acelerada.
Além disso, em pessoas sem nenhuma disfunção sexual, ocorre a vasocongestão, que é o acúmulo de sangue na região genital, que permite que o pênis tenha a ereção e que a região vaginal seja lubrificada.
Orgasmo
Após a excitação contínua, também chamada de platô, é o momento em que ocorre o orgasmo, ou também conhecido como o momento de gozar. Normalmente, nesse momento a sensação de prazer é a mais intensa. Nas pessoas com pênis geralmente acontece no mesmo momento em que há a ejaculação e tanto nas pessoas com vulva quanto nas pessoas com pênis há contrações dos músculos pélvicos.
Resolução
É o momento após a relação sexual. Nessa fase há o relaxamento muscular, sensação de bem-estar e pode ser visto também um certo torpor. Nas pessoas com pênis é chamado também de período refratário, em que o órgão sexual não consegue mais receber estimulação.
O que acontece no orgasmo?
O orgasmo vem do latim ‘orge’ que significa agitação, irritação. Quando ele ocorre há a excitação máxima, como grande sensação de prazer. É considerado o clímax da resposta sexual.
Nas pessoas com pênis é marcada pela ejaculação, há a vasocongestão (acúmulo do sangue nos vasos sanguíneos dos órgãos genitais) e miotonia (diminuição da velocidade de relaxamento) rítmica da região pélvica. Após o orgasmo há grande relaxamento e o período de resolução.
No cérebro, mais especificamente no sistema nervoso central (SNC), acontece uma verdadeira explosão química. O SNC libera os principais neurotransmissores ligados ao prazer sexual, sendo algum deles:
Ocitocina: está ligada ao amor e ao prazer;
Serotonina: está diretamente relacionado com a sensação de bem-estar;
Dopamina: está ligada ao relaxamento;
Endorfina: atua no alívio da dor.
Quando esses hormônios são liberados na corrente sanguínea, as reações variam de pessoa para pessoa, umas podem chorar, enquanto outras podem ter uma crise de riso.
Há ainda pessoas que não conseguem alcançar o orgasmo e sofrem da condição chamada anorgasmia, que pode ter diversas causas, dentre elas físicas e psicológicas.
Vulvallux ajuda a potencializar o orgasmo?
O Vulvallux é uma manta de LEDterapia que ajuda a estimular as células da vulva. Com elas funcionando de maneira otimizada, há o aumento natural da lubrificação vaginal.
A lubrificação vaginal é uma parte muito importante nas fases da relação sexual, pois permite que a penetração seja feita de maneira confortável, tornando o ato muito mais prazeroso. Assim, quem usa Vulvallux tem muito mais confiança nas suas relações íntimas.
👉👉 Se você gostou do tema, leia nosso e-book gratuito: Lubrificação vaginal, tudo o que você precisa saber.