Você sente dores durante a relação sexual, dificuldade de usar um absorvente íntimo ou dores durante um exame ginecológico?
Esses podem ser sintomas de vaginismo, uma disfunção sexual que acomete as mulheres. Preparamos um post para você entender melhor essa condição.
O que é vaginismo?
Vaginismo é uma condição que atinge de 3% a 5% das mulheres da população feminina.
Trata-se de uma disfunção sexual que provoca uma contração involuntária (não intencional) dos músculos do assoalho pélvico, tornando dolorosa a penetração durante a relação sexual ou a introdução de absorvente íntimo, aplicadores de pomadas, espéculo vaginal e outros objetos, mesmo que a mulher tenha desejo de realizá-lo.
Essa contração muscular excessiva é uma resposta de defesa do corpo em situações inconscientemente ameaçadoras ou aos estímulos de dor.
A contração acontece no músculo do períneo, chegando a envolver o ânus e em alguns casos pode envolver também a parte interna dos músculos das coxas e barriga.
A intensidade pode variar, desde ligeira, tolerando algum tipo de penetração, a grave que torna impossibilita qualquer tipo de penetração.
Tipos de vaginismo
O vaginismo é classificado como:
Primário
Consiste na dificuldade apresentada desde a primeira tentativa de penetração, devido às contrações involuntárias na parte da vagina. Algumas mulheres tentam por um período a penetração total, mas sem sucesso.
Secundário
É basicamente o aparecimento de dor durante a relação sexual. A mulher em sua vida sexual ativa, desenvolve essa disfunção, que pode ou não ter causa psicológica ou física, como intervenções ginecológicas (parto difícil, aborto, etc.), período pós-parto, mudanças hormonais, menopausa, patologia pélvica, entre outros fatores.
Causas do vaginismo
O vaginismo não tem uma causa certa, mas acredita-se que fatores emocionais podem ter relação com essa condição.
Em alguns casos, os sintomas podem estar relacionados a abusos sexuais sofridos, insegurança ou uma criação rígida quando o assunto é sexo. Medo da dor e ansiedade, geralmente são sintomas comuns.
Diversos casos têm o diagnóstico tardio, justamente pelo tabu relacionado ao sexo.
Às vezes, os sintomas podem estar relacionados a um período de estresse, e o sexo com penetração é evitado justamente por gerar dor e incômodo.
A falta de educação sexual, por exemplo, faz parte de um diagnóstico tardio. Como resultado, por falta de informação e conhecimento sobre o próprio corpo, muitas mulheres acreditam ser apenas uma fase e vivem com esse problema.
Sintomas do vaginismo
Os mais comuns são:
- Ansiedade;
- Baixa autoestima;
- Contração involuntária da vagina;
- Dor nas relações com penetração;
- Dificuldade de usar um absorvente interno;
- Dor durante um exame ginecológico;
- Sensação de ardência durante a relação.
Vaginismo tem tratamento?
O vaginismo possui tratamento que pode ser feito com uma equipe multidisciplinar, com ajuda de um ginecologista, psicólogo e fisioterapeuta pélvico que podem encontrar o motivador do problema que pode ser físico ou psicológico.
A educação sexual é muito importante, porque quanto mais conhecimento sobre o assunto, bem como os gatilhos emocionais, as mulheres têm como entender as suas dores e os processos que acontecem com seus corpos.
LEDterapia no tratamento do vaginismo
Os benefícios da LEDterapia tornam o tratamento mais efetivo e rápido, além de conseguir ajudar em vários motivadores do vaginismo, desde o fortalecimento muscular, lubrificação e vascularização, até promover mais segurança a mulher, no seu cuidado íntimo, gerando mais conforto e autoconfiança durante a relação e outras situações.
O tratamento pode ser feito com a Placa de LED Vulvallux, dispositivo de LEDterapia portátil, com design de um absorvente que ajuda na vascularização e a melhorar a produção de colágeno.
Graças a ação das luzes de LED vermelho e infravermelho que proporcionam um tratamento mais intenso, garantindo uma melhora na musculatura e da lubrificação através do estímulo das células, a lubrificação facilita a penetração.
Agora que você já sabe um pouco sobre vaginismo, temos certeza que você vai gostar desse material repleto de informações sobre A Placa de LED Vulvallux!